O esporte feminino espanhol tem passado por uma grande evolução nas últimas décadas e atualmente está se destacando no cenário internacional. E, um dos esportes que tem crescido significativamente é o futebol feminino, com sua liga profissional, a Liga Iberdrola. Como resultado, a Espanha está se tornando um dos principais países no desenvolvimento do esporte feminino.

Em sua primeira temporada, em 2011, a Liga Espanhola de Futebol Feminino (Liga Iberdrola) contou com 16 equipes. Atualmente, a liga tem 18 equipes e é considerada uma das mais competitivas do mundo, com jogadoras de alto nível. Por sua vez, isso permite que jovens atletas locais sejam inspiradas e tenham oportunidades para crescer e se desenvolver em um ambiente altamente competitivo.

A Liga Iberdrola também é conhecida por ser muito bem organizada e forte. É patrocinada pela empresa de energia Iberdrola, o que tem proporcionado um aumento no interesse e apoio do público em geral. Além disso, a liga tem um acordo de transmissão com a Televisión Española, o que ajuda a promover e divulgar o esporte feminino na Espanha.

Mas, há algo que se destaca na Liga Iberdrola: o grande número de jogadoras de alto nível que estão revolucionando o futebol feminino. A equipe do Barcelona Feminino é especialmente notável, com jogadoras de classe mundial como a atacante Lieke Martens, vencedora da Bola de Ouro de 2017, e a meia inglesa Toni Duggan. O Atlético de Madrid também tem várias jogadoras importantes na seleção espanhola, como Amanda Sampedro e Ángela Sosa. Outras equipes com destaque na liga incluem o Levante, o Athletic Bilbao e o Valencia, que estão melhorando constantemente e buscando dominar a liga.

E, não podemos esquecer da contribuição do futebol feminino da Espanha na seleção espanhola. Em 2019, a equipe nacional chegou às quartas de final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, realizada na França, e estabeleceu novos recordes de audiência nas transmissões televisivas na Espanha. A seleção também garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para 2021 devido à pandemia.

Em resumo, o sucesso do esporte feminino espanhol tem sido graças à forte liga profissional e às jogadoras talentosas que estão em seus times, bem como à organização e patrocínio do evento. Não é à toa que o país está se tornando cada vez mais referência no esporte feminino mundial. E, sem dúvida, continuaremos a ver jogadoras espanholas dando o seu melhor para chegar ao topo.